O número de computadores pessoais em uso no mundo superou a marca de um bilhão com o forte crescimento em mercados emergentes incentivando esse número a dobrar até 2014, informou a empresa de pesquisa Gartner.
» Venda de PCs crescerá 12,5% em 2008
» Até 2011, um em cada 2 brasileiros terá computador, diz FGV
» Computadores vencem barreira da classe D
» Mercados emergentes devem impulsionar venda de PCs
Os mercados maduros corresponderam a 58% do primeiro bilhão de PCs instalados, mas somente terão cerca de 30% do próximo bilhão, informou a Gartner.
"A rápida penetração em mercados emergentes está sendo guiada por expansão explosiva da banda larga e da conectividade sem fio, contínua queda nos preços médios dos PCs e a percepção generalizada que computadores são uma ferramenta indispensável de desenvolvimento", disse George Shiffler, diretor de pesquisa da Gartner.
A empresa de pesquisa de mercado espera que mais de 180 milhões de computadores serão substituídos este ano, com alguns usados sendo vendidos a outros usuários por meio de vários canais. O Gartner vê que a maior parte simplesmente será jogada no lixo.
"Nos estimamos... que cerca de 35 milhões de PCs serão jogados em aterros com pouca ou nenhuma preocupação com relação a conteúdos tóxicos", disse a analista Meike Escherich, do Gartner. "Isso será uma questão cada vez mais importante, especialmente em mercados emergentes, uma vez que o número de PCs aposentados cresce com a contínua expansão da base instalada de computadores", disse ela.
-> I AM THE SWORD MASTER ! <-